Sobre o Projecto

O projecto «Base de dados de Património Islâmico em Portugal» é um projecto da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Trata-se de um levantamento do património islâmico, cultural, edificado e museológico em Portugal, incluindo o património de influência ou inspiração islâmica, apresentado de modo sistematizado, através de fichas descrictivas multimediais.
Já se realizaram na Europa alguns projectos centrados em “peças fundamentais” (“Masterpieces”), mas é a primeira vez que um país reúne de forma sistematizada esta informação, permitindo conhecer e avaliar correctamente a dimensão da herança e da identidade islâmica na história portuguesa e europeia.
Sendo pelo conhecimento que é possível contribuir para uma sociedade que se paute pelo diálogo e pelo respeito, o projecto «Base de dados de Património Islâmico em Portugal» pretende ser um instrumento posto ao dispor de toda a sociedade lusófona (e não só), no sentido de possibilitar o contacto com o legado e o património islâmicos existente em Portugal.
Longe de ser uma herança de uma minoria, a cultura islâmica que se desenvolveu a partir do século VIII no que é agora território português (outrora, Gharb al-Andalus), foi e é central e fundamental a nível histórico, artístico, científico e social. Essa cultura e esse Islão não podem ser remetidos para um quadro de memória ou lenda, onde residem as curiosidades ou o exótico. Esse Islão faz parte da matriz cultural e da identidade e, como tal, deve ser estudado, compreendido e posto ao alcance de todos.
É esta a função deste projecto que, neste momento, apresenta sobretudo a primeira fase do levantamento do Património Material, vindo este a ser complementado pelo Património Imaterial, nas suas vertentes como a Língua e as Tradições orais.


Nota: este projecto integrou, em 2015 e 2016, as atividades do Instituto Al-Muhaidib de Estudos Islâmicos.