Património

Metacarpo perfurado

LocalPalmela / Palmela
OrigemPalmela
Entidade TitularMuseu Municipal de Palmela (Cast. Palm. 123)
DesignaçãoMetacarpo perfurado
CronologiaSéc. X-XIII
DescriçãoFragmento distal de metacarpo direito de bovídeo perfurado. O que resta da face dorsal apresenta quatro perfurações: uma no ponto de fractura, duas unidas entre si, e uma que comunica com a face anterior da diáfise. Têm sido igualmente identificados peças similares noutros contextos do Garb, como nas regiões da Andaluzia e Valência, ou nas localidades portuguesas de Lisboa, Mértola, Alcoutim, Paderne e Silves. Estudos recentes provaram que, ao contrário de interpretações passadas, este tipo de peças em osso não corresponderia a instrumentos musicais, dado os diferentes estádios de desgaste das perfurações, aparentemente causados pela fricção continuada, progressiva e simultânea de um elemento externo. Assim, Moreno-García et al. consideram que estes artefactos seriam provavelmente peças pertencente a um engenho mais complexo associado ao processamento de fibras têxteis.
BibliografiaMarta Moreno-García, Carlos M. Pimenta e Maria José Gonçalves, "Metápodos Perfurados do Gharb al-Ândaluz: Observações para a sua Compreensão", Xelb, 6 (Actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve), vol. II, 2006, pp. 155-164.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Marta Moreno-García, Carlos M. Pimenta e Maria José Gonçalves, "Metápodos Perfurados do Gharb al-Ândaluz: Observações para a sua Compreensão", Xelb, 6 (Actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve), vol. II, 2006, pp. 155-164.
Images