Património

Castelo de Alenquer

LocalAlenquer / Alenquer
DesignaçãoCastelo de Alenquer
CronologiaSéc. VIII-XII
DescriçãoA primeira fortificação da povoação remonta ao período islâmico. Os possíveis indícios que sobrevivem hoje da fundação original são duas torres quadrangulares avançadas em relação à cerca, no troço voltado para Norte, as quais se aproximam das tradicionais torres albarrãs islâmicas. Porém, este sector da muralha não apresenta mais indícios de proximidade com a arquitectura islâmica. O que sobrevive hoje é um castelo gótico organizado em duas áreas distintas: uma superior, onde se localizava a alcáçova; e outra inferior, que englobava a cerca da povoação.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 90; João Pedro Ferro, Alenquer medieval (sécs. XII-XV), Lisboa, 1989; António de Oliveira Melo, António Rodrigues Guapo e José Eduardo Martins, O Concelho de Alenquer. Subsídios para um roteiro de arte e etnografia, vol. 1, Alenquer, 1989.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/73238/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6265


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da Imagem: https://www.google.pt/search?q=Castelo+de+Alenquer&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjS_v3ii8_VAhWBLhoKHQhGBFEQ_AUICigB&biw=911&bih=393#imgrc=iXbxYKb77Agz5M:
Images