Património

Igreja da Imaculada Conceição (Igreja Matriz do Marmeleiro)

LocalGuarda / Marmeleiro
DesignaçãoIgreja da Imaculada Conceição (Igreja Matriz do Marmeleiro)
CronologiaSéc. XIII? (primeira construção); Início séc. XVI (tecto de alfarge)
DescriçãoIgreja de planta longitudinal, constituída por dois rectângulos justapostos, sacristia adossada na fachada sul e um baptistério na fachada norte. De construção medieval, a igreja sofreu uma reedificação no início do século XVI, quando lhe foi colocado um tecto em alfarge, possivelmente em toda a cobertura. Actualmente apresenta um tecto de caixotões, mas existem vestígios do antigo tecto mudéjar, nomeadamente o tirante da nave e as duas traves da capela-mor, apresentando cada uma das traves três motivos geométricos.
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 82; Augusto Pinho de Leal, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; José Osório da Gama e Castro, Diocese e Distrito da Guarda, Porto, 1902; José Quelhas Bigotte, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda; J. Pinharanda Gomes, História da Diocese da Guarda, Braga, 1981.
Linkshttp://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2917


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: Pedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 82;
Images