Património

Palacete Ribeiro da Cunha

LocalLisboa / Lisboa
DesignaçãoPalacete Ribeiro da Cunha
Cronologia1877
DescriçãoSituado no Príncipe Real, é um palacete de arquitectura revivalista neoárabe, encomendado pelo negociante José Ribeiro da Cunha ao arquitecto Henrique Carlos Afonso. Planta rectangular, com três frentes, duas delas articuladas entre si num ângulo boleado. A influência árabe é logo visível na parte exterior do edifício, nos arcos em ferradura das janelas e portas e na parte superior do edifício, rematada por cornija sobrepujada por platibanda composta por merlões escalonados, ritmada por plintos sobrelevados por pináculos. Na cobertura, nos ângulos, erguem-se quatro cúpulas rematadas por pináculos. O espaço interior desenvolve-se em torno de um pátio rodeado três registos em galeria suportados arcaria ultrapassada de feição arabizante. Segundo Regina Anacleto, "na decoração do imóvel foram utilizados elementos decorativos vagamente aparentados com aquilo a que se pode chamar um "alhambrismo" fácil e um orientalismo primário" (Anacleto, 1998).
Autor(es)Henrique Carlos Afonso
BibliografiaRegina Anacleto, "A Reinvenção do mourisco na arte portuguesa de Oitocentos", Memórias Arábico-Islâmicas em Portugal, Lisboa, CNCDP, 1998, pp. 135-136; AAVV, Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, 1987; Eduardo Martins Bairrada, A Praça do Príncipe Real e os Vários Prédios que a Circundam", ICALP – Revista, n.º 1, Mar. 1985; Carlos Consiglieri et al., Pelas Freguesias de Lisboa. De Campo de Ourique à Avenida, Lisboa, 1995; José-Augusto França (coord.), A Sétima Colina. Roteiro Histórico e Artístico, Lisboa, 1994; Idem, Monte Olivete Minha Aldeia, Lisboa, 2001.
Linkshttp://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=15322



Categoria(s)Arquitetura Estilo Neoárabe
ComentariosOrigem da Imagem: Regina Anacleto, "A Reinvenção do mourisco na arte portuguesa de Oitocentos", Memórias Arábico-Islâmicas em Portugal, Lisboa, CNCDP, 1998, pp. 135-136;
Images