Património

Praça de Touros do Campo Pequeno

LocalLisboa / Lisboa
DesignaçãoPraça de Touros do Campo Pequeno
Cronologia1891
DescriçãoUm dos mais marcantes exemplos da arquitectura revivalista neo-árabe em Lisboa. O arquitecto responsável pelo projecto foi António José Dias da Silva, que se inspirou na praça de touros de Madrid e no seu estilo neomourisco. As obras iniciaram-se em Agosto de 1891 e a praça foi inaugurada a 18 de Agosto de 1892. O edifício apresenta uma planta circular, à qual se adossam quatro torreões circulares cobertos por cúpulas bolbosas metálicas. A cobertura da arena é rematada por ameias escalonadas pintados a amarelo. O torreão principal, rematado em empena em pinhão, possui uma janela lobulada e é flanqueado por dois torreões circulares cobertos por pequenas cúpulas. O acesso ao interior é feito por uma porta com arco em ferradura. Os quatro torreões e as paredes laterais da praça são pontuadas por arcos de volta perfeita e arcos em ferradura. O revestimento a tijolo de cor natural acentua-lhe o carácter neo-mourisco..
Autor(es)António José Dias da Silva
BibliografiaRegina Anacleto, "A Reinvenção do mourisco na arte portuguesa de Oitocentos", Memórias Arábico-Islâmicas em Portugal, Lisboa, CNCDP, 1998, pp. 138-140; Idem, O Neomanuelino ou a reinvenção da arquitectura dos Descobrimentos. Catálogo da exposição, Lisboa, IPPAR-CNCDP, 1994; Arquitectura de Engenheiros – séculos XIX e XX, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1980; Do Saldanha ao Campo Pequeno: os originais do Arquivo Municipal de Lisboa, Lisboa, 1999.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74571/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6467


Categoria(s)Arquitetura Estilo Neoárabe
ComentariosOrigem das imagens: https://www.google.pt/search?q=Pra%C3%A7a+de+Touros+do+Campo+Pequeno&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjWoejqx9bVAhVDuhoKHe7eA_cQ_AUICigB&biw=911&bih=393
Images