Património

Capela de São Martinho

LocalCovilhã
DesignaçãoCapela de São Martinho
CronologiaSéc. XII-XIII
DescriçãoCapela românica de planta longitudinal, é considerada o mais antigo templo cristão da Covilhã. Dúvidas sobre a sua cronologia, sendo a opinião mais consensual o século XII ou o século XIII, dadas as marcas de românico tardio. No interior, no lado do Evangelho, encontra-se um arco triunfal de volta perfeita, ladeado por duas mesas de altar, com os frontais revestidos a azulejo de aresta polícromo, formando elementos geométricos, elemento de influência mudéjar que terá sido aplicado já na campanha construtiva na transição para o séc. XVI
BibliografiaAntónio Carvalho, Subsídios para a Monographia da Covilhan, 1899; António Salvado, Elementos para um Inventário Artístico do Distrito de Castelo Branco, Castelo Branco, 1976; José António Ferreira de Almeida (dir.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; Rui Delgaqdo, História da Covilhã (1800 a 1926), vol. I, Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã, 1991; Paulino Gomes, Covilh㠖 percursos de uma história secular, Covilhã, 2003.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/73628/

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=803


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da Imagem: https://www.google.pt/search?q=Capela+de+s%C3%A3o+Martinho+Covilh%C3%A3&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=vIOSWVC_bmURAM%253A%252CisYwpVDL4f4KVM%252C_&usg=__Pn3inTs9DnCMxozH7qTIxazd6IM%3D&sa=X&ved=0ahUKEwjcmMyf6ZrXAhWE6RQKHXfzDrgQ9QEIdDAM#imgdii=vIOSWVC_bmURAM:&imgrc=umhkCsSRlPGPAM:
Images