Património

Lápide funerária encontrada junto à capela de Nossa Senhora da Cola

LocalLisboa / Lisboa
OrigemCastro da Cola
Entidade TitularMuseu Arqueolgico do Carmo (Esc. 227)
DesignaçãoLápide funerária encontrada junto à capela de Nossa Senhora da Cola
Cronologia486 H / 1093 d. C.
Dimensões59 cm altura; 35 cm comprimento; 7 cm profundidade
DescriçãoParte inferior de uma lápide funerária em xisto. A inscrição é um epitáfio de um desconhecido, que teria originalmente seis linhas, segundo Nykl, mas do qual apenas restam as últimas quatro, escritas em cúfico simples inciso. Tradução da inscrição: “[... Morreu] – a misericórdia de Deus esteja sobre ele e sobre o Islão - , na noite da lua cheia na metade do mês de Dh?-l-Ka'da do ano de quatrocentos e oitenta e seis" (7 Dezembro 1093). A inscrição apresenta um tabuleiro do jogo "alquerque de nove" gravado na metade inferior da lápide. Segundo Barroca, tal indicia que se trate de uma tampa de sepultura, dado que o tabuleiro foi gravado com a pedra na horizontal. Encontrada nas imediações da Capela de Nossa Senhora da Cola, foi oferecida ao Museu do Carmo a 29 de Janeiro de 1933.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 171; Mário Jorge Barroca, Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422), vol. III, Lisboa, FCG, FCT, 2000, p. 58; Artur Goulart de Melo Borges, "Lápide funerária. Xisto", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 240; Isabel Cristina Ferreira Fernandes, "Lápide funerária", Construindo a Memória. As Colecções do Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses, 2005, p. 299; Ana Labarta e Carmen Barceló, "Inscripciones Árabes Portuguesas: Situación Actual", Al-Qantara, vol. VIII, Madrid, 1987, p. 413; A. R. Nykl, "Inscrições Árabes existentes no Museu Arqueológico do Carmo", Trabalhos da Associação dos Arqueólogos Portugueses, vol. V, 1941, p. 11-12; Idem, Arabic Inscriptions in Portugal. Separata de Ars Islamica, vol. XI, 1946, p. 176.
Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 240;
Images