Património

Conjunto de 67 Dirham Emirais encontrados nos arredores de Almeirim

LocalLisboa / Lisboa
OrigemAlmeirim
Entidade TitularMuseu Nacional de Arqueologia (2008.98)
DesignaçãoConjunto de 67 Dirham Emirais encontrados nos arredores de Almeirim
CronologiaSéc. VIII-IX
Dimensõesc. 2,5 diâmetro
DescriçãoConjunto de 67 Dirham emirais, de prata. Numa das faces apresentam inscrita ao centro a profissão de fé islâmica ("Não há Deus senão Allah, Deus o único, não tem sócio") e a data de cunhagem na orla. Na face inversa, é inscrita a Sura CXIII do Alcorão ("Deus é uno, Deus é o centro de todos os seres, não gerou nem foi gerado, nem tem alguém que lhe seja igual") e, na orla, a missão profética de Maomé ("Mohammed é o enviado de Deus, que o enviou com as normas da vida e a religião da certeza para que ele a fizesse prevalecer sobre todas as religiões, ainda que os politeístas a aborreçam" (Sura IX, v. 33; Sura LXI, v. 9). Foram encontrados nos arredores de Almeirim, possivelmente pertencentes a um tesouro, adquirias em 1916 na ourivesaria Serras em Lisboa.
BibliografiaJosé Rodrigues Marinho, "A Moeda no Gharb Al-Ândalus", Portugal Islâmico. Os Últimos Sinais do Mediterrâneo, Lisboa, IPM, 1998, pp. 186-187; Joaquim Figanier, Moedas Árabes – Inventário e descrição, Lisboa, Casa da Moeda, 1959; José Rodrigues Marinho, "Os Dirhames do Emirado do Ândalus no Museu Nacional de Arqueologia", OAP, série IV, vol. 11/12, 1993-1994, pp. 405-425.
Linkshttp://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=143418
(e
outros)

Categoria(s)Numismática
ComentariosOrigem das Imagens:http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=143418 (e outros)
Images