Património

Cruz processional mudéjar

LocalLisboa / Lisboa
Entidade TitularMuseu Nacional de Arte Antiga (64 Met)
DesignaçãoCruz processional mudéjar
CronologiaSéc. XIV
Dimensões63 cm altura; 37 cm largura
DescriçãoCruz processional de cobre inciso e dourado, com influências mudéjares. As extremidades são flordelisadas e o campo da cruz é decorado com uma fita contínua que contorna todo o perímetro e forma no seu interior losangos e triângulos preenchidos com motivos geométricos. O centro é ornamentado com entrelaçados geométricos complexos que formam. O nó é decorado com faixas paralelas preenchidas de ondas e entrelaçados e o pé apresenta banda verticais com ziguezagues e acantos estilizados. A decoração revela uma profunda influência islâmica, nomeadamente na opção pelos motivos geométricos, como é exemplar o complexo entrelaçado que marca o centro da cruz, uma complexidade que leva a supôr que a peça seja obra de um artesão islâmico. Não se conhece a sua proveniência, apenas que foi comprada a um particular em 1878 pela Academia Nacional de Belas-Artes e em 1882 foi mostrada pela primeira vez na Exposição de Arte Ornamental realizada nesse ano. Em 1911, passou a integrar o espólio do Museu Nacional de Arte Antiga.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 103; Joaquim Oliveira Caetano, "Cruz processional. Cobre com vestígios de douramento", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 302; Idem, “Cruz processional”, Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais, Cruzes Processionais – Séculos XII-XVI, Lisboa, 2003.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_C;17;pt


Categoria(s)Legado Mudejar
ComentariosOrigem da imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 103;
Images