Património

Igreja Matriz de Caminha

LocalCaminha / Caminha
DesignaçãoIgreja Matriz de Caminha
Cronologia1488 (início obras)
DescriçãoPlanta longitudinal, composta por três naves e cabeceira tripla. Torre sineira coroada com merlões. A igreja foi construída na transição do séc. XV para o XVI e evidencia a combinação de múltiplas influências que caracteriza o tardo-gótico nacional, inclusive a mudéjar, registada em particular nos tectos. A nave central apresenta um tecto em laçaria geométrica em madeira de bordo "acer campestris", com esteira central e duas abas, o qual já perdeu toda a policromia original nos sucessivos restauros. Nas naves laterais, o tecto em madeira forma travessas rendilhadas e friso de arabecos. O tecto da parte de baixo do coro-alto foi retirado e levado para o edifício da Câmara Municipal.
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 81; Idem, "Os antecedentes da arquitectura manuelina", História da arte em Portugal, vol. 5, Lisboa, 1986; Paulo Pereira, “Construções na Grande Estrada: o Caminho de Santiago e a Arquitectura Portuguesa (1400-1521)”, Do Tardo-Gótico ao Maneirismo, Galiza-Portugal; João M. F. Silva, “Caminha através dos tempos. Igrejas, Capelas, Mosteiros e Conventos", Caminiana, n.º 2, 1980, pp. 127-159.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70680/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4101


Categoria(s)Arquitetura Culto religioso
ComentariosOrigem da Imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70680/
Images