Património

Museu da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

LocalLisboa / Lisboa
DesignaçãoMuseu da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
DescriçãoAs escavações arqueológicas realizadas na sequência das obras de ampliação da sede da Fundação Ricardo Espírito Santos bem como a derrocada de uma das paredes exteriores do Palácio Belmonte trouxeram a descoberto um troço do pano oriental da Cerca Moura, compreendido entre uma torre situada no ângulo onde a muralha da alcáçova se encontrava com este pano oriental e uma torre actualmente localizada no interior do museu da Fundação. Os trabalhos arqueológicos definiram quatro fases de ocupação deste espaço: uma primeira em que este era um espaço de armazenamento; a segunda fase, quando foi construída uma casa; a terceira, correspondente a modificações na construção da mesma casa e uma quarta fase em que a mesma é abandonada, algures entre o reinado de D. Afonso Henriques e o de D. Sancho. Nestas escavações, foram encontrados, além dos fundamentos da área residencial, também vários fragmentos de cerâmica comum e decorada com várias técnicas (pintura a branco e a vermelho, vidrada e estampilhada).
BibliografiaAdalberto Alves, Em busca de Lisboa Árabe, Lisboa, CTT, 2002, p. 206; Ana Gomes e Maria José Sequeira, “Continuidades e descontinuidades na arquitectura doméstica do período islâmico e após a conquista da cidade de Lisboa: escavações arqueológicas na Fundação Ricardo Espírito Santo”, Arqueologia Medieval, n.º 7, 2001, pp. 103-110.
Categoria(s)Museus
ComentariosOrigem da imagem: https://www.google.pt/search?q=Museu+da+Funda%C3%A7%C3%A3o+Ricardo+do+Esp%C3%ADrito+Santo+Silva&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj19MbNuN7VAhWCwxQKHf6zCZwQ_AUICigB&biw=911&bih=393#imgdii=Ius85T0nhiWkDM:&imgrc=kIlkHP6R-onxjM:
Images