Património

Palácio do Conde de Castro Guimarães / Torre de São Sebastião

LocalCascais / Cascais
DesignaçãoPalácio do Conde de Castro Guimarães / Torre de São Sebastião
CronologiaInício séc. XX
DescriçãoPalacete de arquitectura eclética, conjugando o revivalismo românico, gótico, manuelino, mourisco e renascentista. Mandado construir por Jorge O'Neill, negociante irlandês, como casa de veraneio, o traçado do projecto deve-se ao pintor Francisco Vilaça. Possui planta irregular, composta por um corpo longitudinal que inclui o claustro, um outro corpo de planta rectangular e a torre de São Sebastião de feição neoromânica. A influência árabe é patente em elementos arquitectónicos, como as janelas maineladas e de arcos trilobados que pontuam o edifício, mas também na decoração, como é o caso dos revestimentos com azulejos sevilhanos. Em 1910, O'Neill vendeu o palácio ao Conde de Castro Guimarães que, em testamento, o deixou à vila de Cascais com a condição de fazer dele um museu e um jardim público. Em 1930, o palácio abria como museu. Entre o seu espólio, destaque para a colecção de mobiliário islâmico.
Autor(es)Francisco Vilaça (projectista)
BibliografiaRegina Anacleto, O Neomanuelino ou a reinvenção da arquitectura dos Descobrimentos. Catálogoa da exposição, Lisboa, IPPAR, CNCDP, 1994; Idem, Arquitectura neomedieval portuguesa, 1780-1924, Lisboa, 1992; Carlos de Azevedo, Julieta Ferrão e Adriano de Gusmão, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, 1963; Branca de Gonta Colaço e Maria Archer, Memórias da linha de Cascais, Cascais, 1943; José de Encarnação, Recantos de Cascais, Lisboa, Colibri, 2007; José-Augusto França, A Arte em portugal no Século XIX, vol. II, Lisboa, 1966; Raquel Henriques da Silva, Cascais, Lisboa, 1988; Idem, "Arquitecto de veraneio: alguns tópicos sobre o que é e algumas pistas para o que falta saber", Monumentos, n.º 31, 2011; Ferreira de Andrade e António de Castelo Branco, Monografia de Cascais, Cascais, 1969; Denise Pereira e Gerald Luckhurst, "O programa estético da casa de Jorge O'Neill, a partir dos contributos de Luigi Manini", Monumentos, n.º 31, 2011.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74738/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6066


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74738/
Images