Património

Cancela de altar em mármore

LocalSantarm / Santarm
OrigemSantarm / Alfange
Entidade TitularMuseu Municipal de Santarm (MMS 000258/EA)
DesignaçãoCancela de altar em mármore
CronologiaSécs. VIII-IX
Dimensões70 cm altura, 77 cm largura, 17,5 cm profundidade
DescriçãoCancela em mármore, de lavor visigótico. Apresenta-se decorada com motivos vegetalistas e geométricos emoldurados por entrelaçados que envolvem alternadamente folhas e cachos de frutos. Ostenta uma concavidade no tardóz que se destinaria à fixação da pedra. Esta peça foi encontrada na década de 60 no interior da Igreja de S. João Evangelista, em Alfange, então em ruínas. Juntamente com duas cruzes de sagração e alguns capitéis encontrados na Igreja de Santa Maria de Alcáçova, esta cancela testemunha a existência de culto moçárabe em Santarém islâmica. Esteticamente muito próxima do fragmento de pilastra encontrado na Rua dos Bacalhoeiros e com outras peças encontradas em Chelas. Assim, insere-se no conjunto de produções moçárabes de uma presumível escola de arte paleocritã de Lisboa, influenciada pela arte da Síria e Palestina.
BibliografiaJorge Custódio, "Cancela de altar. Mármore", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 86; Idem, S. Frei Gil de Santarém e a sua época. Catálogo, Santarém, Câmara Municipal de Santarém, 1997, p. 149; Idem, "Cancela de altar", De Scallabis a Santarém. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2002, p. 197; Manuel Luís Real, "Inovação e resistência: dados recentes sobre a antiguidade cristã no Ocidente Peninsular", IV Reunió D'Arqueologia Cristiana Hispànica, Barcelona, Institut d'Estudis Catalans, 1995, p. 56; Jorge Custódio, Santarém: Cidade do Mundo. Exposição, Santarém, Câmara Municipal de Santarém, 1997, p. 53; Manuel Luís Real, Perspectiva sobre a flora romântica da "Escola Lisbonense". Separata de Sintria, Sintra, 1982-83, pp. 542-43, 556; Carlos Alberto Ferreira de Almeida, História da Arte em Portugal, vol. 2, Lisboa, Alfa, 1986, p. 71; .
Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: "Cancela de altar", De Scallabis a Santarém. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2002, p. 197;
Images