Património

Candelabro em bronze

LocalSantarm / Santarm
OrigemSantarm
Entidade TitularMuseu Municipal de Santarm (Alc. Sant. 20488)
DesignaçãoCandelabro em bronze
CronologiaFinais séc. X
Dimensões26,5 cm altura, 7,5 x 7,5 cm
DescriçãoCandelabro em bronze, representando um templete de planta quadrangular com oito colunas a suportar arcos encimados por um cimbório que suporta uma abóboda de onde saem quatro cabeças de ave. Esta composição é coroada por um disco achatado com estrela de seis pontas. A peça foi executada a molde e ornamentada com decoração incisa. Trata-se de uma peça extremamente rara (só se conhecem outros seis exemplares) e evidencia influências bizantinas. Foi encontrado na Alcáçova de Santarém, faltando-lhe a base e a parte superior.
BibliografiaCarla Ferraz, "Candelabro", Santarém e o Magreb: encontro secular (970-1578). Catálogo da Exposição, Santarém, Câmara Municipal de Santarém, 2004, p. 123; Ana Margarida Arruda e Catarina Viegas, "Candelabro arquitectónico", De Scallabis a Santarém. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2002, p. 206.
Categoria(s)Iluminação
ComentariosOrigem da imagem: Ana Margarida Arruda e Catarina Viegas, "Candelabro arquitectónico", De Scallabis a Santarém. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2002, p. 206.
Images