Património

Escudela decorada com pintura a branco

LocalSantarém / Santarém
OrigemSantarém
Entidade TitularMuseu Municipal de Santarém (S.5OUT.07[91] 1986)
DesignaçãoEscudela decorada com pintura a branco
CronologiaSéc. XII
DescriçãoEscudela em cerâmica, fabricada com pasta de coloração oscilante entre o cinzento escuro e a cor-de-tijolo clara. Tem pé anelar com base em bisel, paredes rectas divergentes, de perfil troncocónico, com carena acentuada, bordo de perfil em "V" com lábios boleados e seis asas verticais de secção para-oval. A superfície interior é decorada com pintura a branco: motivo cruciforme no fundo delimitando quadrelas, onde se desenvolvem grupos de dois registos paralelos, oblíquos em relação ao centro, de pequenos traços; cinco grupos de pequenos traços no bordo; linhas horizontais a decorar as asas. A acompanhar a carena, encontra-se um cordão inciso. Esta peça foi encontrada durante a intervenção arqueológica realizada no terreno do Villa Rosa Pallace, no centro histórico de Santarém, numa zona charneira entre os dois principais núcleos de povoamento medieval da cidade: a Alcáçova e o Planalto de Marvila. Do conjunto de materiais cerâmico exumados durante essa intervenção, esta escudela é a única que aponta para uma produção tardo-islâmica, ao contrário dos outros exemplares cuja tipologia data-os já do período cristão, embora denotando uma forte influência islâmica na decoração.
BibliografiaHelena Santos e Marco Liberato, "Em torno da cerâmica pintada a branco. Uma proposta de diacronia pós-islâmica na Santarém Medieval", Arqueologia Medieval, n.º 12, 2012, pp. 61, 63.
Categoria(s)Utensílios
ComentariosNão sei se a peça pertence ao MMSantarém. Apenas tenho o n.º de Inventário respeitante à escavação realizada no centro histórico de Santarém.