Património

Castelo de Veiros (Porta)

LocalEstremoz / Veiros
DesignaçãoCastelo de Veiros (Porta)
CronologiaSéc. XIII
DescriçãoA construção actual do castelo, de planta com tendência triangular, remonta ao período após a conquista cristã de Veiros em 1217 por Afonso II, tendo a torre de menagem apenas sido construída já no início do séc. XIV. Porém, vestígios denunciam a existência de construções anteriores ao séc. XIII, inclusivamente do período romano. António Rafael Carvalho e Isabel Cristina Fernandes identificaram uma das portas com tendo origem islâmica. Trata-se de uma porta localizada no pano da muralha voltado para Norte, com arco em ferradura e ladeada de duas torres de planta circular. Esta porta daria acesso à medina do castelo e encontra-se, actualmente, emparedada e semi-enterrada pela deposição de entulhos.
Autor(es)Pedro Abrolho (mestre de obras da torre de menagem)
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 115; António Rafael Carvalho e Isabel Cristina Fernandes, "A porta muçulmana do Castelo de Veiros", Arqueologia Medieval, 5, 1997, pp. 191-197; António Maria Cunha, Monografia geral sobre a freguesia de Veiros, Arraiolos, MONTE, 2000.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/73330/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3952


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 115;
Images