Património

Castelo de Juromenha / Fortaleza de Juromenha

LocalAlandroal / Juromenha
DesignaçãoCastelo de Juromenha / Fortaleza de Juromenha
CronologiaSéc. IX?
DescriçãoDada a sua situação geográfica, junto ao rio Guadiana e enquanto ponto de passagem entre Santarém e Elvas, o castelo de Juromenha desempenhou um papel determinante como praça-forte de defesa da zona de Badajoz. As primeiras referências à fortaleza datam do séc. X, mas é possível que tenha sido antecedida por uma outra fortificação na época romana. Desde o séc. X, a fortaleza de Juromenha pertence ao Califado de Córdova. Em 1167, D. Afonso Henriques conquistou-a mas Juromenha voltou ao domínio islâmico em 1191. Só em 1242 é que foi definitivamente conquistada pela coroa portuguesa. Actualmente, o conjunto fortificado da Juromenha apresenta-se composto por duas cinturas de muralhas: uma correspondente à construção islâmica e cristã medieval e outra constituída pelas fortificações abaluartadas edificadas a partir de 1640. Contudo, o traçado da muralha primitiva é reconhecível: de planta poligonal composta por sete panos de muralha, com cerca de 120 metros no sentido Este-Oeste e 90 metros no sentido Norte-Sul. É nas muralhas Norte e Noroeste e na zona da Porta Sul que se encontram os vestígios da construção islâmica menos alterados pelo tempo. É o caso de uma torre situada no ângulo Noroeste da muralha, construída com aparelho em xisto e reforçada nos cunhas por grandes silhares de granito. A cerca de dois terços da altura da torre, foram integrados fragmentos de pilastra de altar visigótica (séc.VII), servindo de material de enchimento. Segundo Fernando Branco Correia e Christophe Picard, esta torre poderá ser o único vestígio da primeira companha construtiva do castelo de Juromenha, correspondendo a uma fase de ocupação que remonta aos primórdios do período islâmico. A envolvê-la de ambos os lados, encontram-se panos de muralha em taipa de tipo militar, unindo um conjunto de torres também em taipa militar, próximas entre si e regularmente espaçadas (9,2 metros de intervalo). As muralhas em taipa, que chegam a se erguer a mais de oito metros de altitude e com uma espessura de cerca de 1,85 metros datam do séc. XII, antes da definitiva conquista cristã de Juromenha. Até ao século XVII, o perímetro amuralhado não foi muito modificado.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 120-121; Fernando Branco Correia, "Castelo de Juromenha", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Susana Gómez Martínez, Mathieu Grangé e Gonçalo Lopes, "A cerâmica islâmica no Alentejo", Arqueologia Medieval, 12, 2012, p. 115; Fernando Branco Correia e Christophe Picard, “Intervenção arqueológica no Castelo de Juromenha: primeiros resultados”, Arqueologia Medieval, 1, 1992, pp. 71-89; Fernando Branco Correia, "Juromenha, Elvas e Alandroal: algumas reflexões em torno de fortificações islâmicas e cristãs do curso médio do Guadiana", Boletim Cultural Ciram n.º 7, 1997, pp. 111-128; Idem, "O Castelo de Juromenha – influências islâmicas e cristãs", Callipole, vol. 2, Vila Viçosa, 1994, pp. 27-42; Carla Patrícia de Abreu Bruno, A fortaleza de Juromenha. Contributo para o estudo e conservação da muralha islâmica de taipa militar, Évora, 2000; F. S. Lobo, "Alandroal, Terena e Juromenha (três sistemas defensivos)", Castelos do Alandroal – VII Séculos, Alandroal, 1998, pp. 23-65.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/72308/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4461
http://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;23;pt


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem das imagens: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 120-121;
Images