Património

Dois capiteis em mármore branco

LocalAlcácer do Sal / Alcácer do Sal
OrigemAlcácer do Sal
Entidade TitularMuseu Municipal Pedro Nunes
DesignaçãoDois capiteis em mármore branco
CronologiaSécs. IX-X
Dimensões39,5 cm altura; 50 cm largura
DescriçãoDois capitéis em mármore. Foram inicialmente interpretados como sendo de origem visigótica. Porém, C. A. Ferreira de Almeida situou-os em finais do período emiral ou inícios do califado, sustentando-se nas características da sua decoração: as pontas das folhas reviradas e trabalhadas, os fólios separados por trépanos redondos, os caulículos, as nervuras centrais de algumas folhas com ornamentação livre, os cálices transformados substituindo as volutas, a forma do ábaco e o seu dado em vieira. Segundo Manuel Luís Real, estes dois capitéis teriam pertencido a um edificio de grande importância de origem cristã, apontando a possibilidade de integrarem a decoração da igreja de Santa Maria do Castelo.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 131; Manuel Luís Real, "Capitel. Mármore branco", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 79; Manuel Luís Real, "Inovação e resistência: dados recentes sobre a antiguidade cristã no Ocidente Peninsular", IV Reunió D'Arqueologia Cristiana Hispànica, Barcelona, Institut d'Estudis Catalans, 1995, pp. 26, 53; Carlos Alberto Ferreira de Almeida, História da Arte em Portugal, vol. 2, Lisboa, Alfa, 1986, p. 81.
LinksOrigem
da
Imagem:
Cláudio
Torres
e
Santiago
Macias,
O
legado
islâmico
em
Portugal,
Lisboa,
Círculo
de
Leitores,
1998,
p.
131

Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da Imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 131
Images