Património

Jarra decorada com a técnica de corda seca parcial

LocalAlcácer do Sal / Alcácer do Sal
OrigemAlcácer do Sal
Entidade TitularMuseu Municipal Pedro Nunes ?
DesignaçãoJarra decorada com a técnica de corda seca parcial
CronologiaSéc. IX-X
DescriçãoJarra em cerâmica. Tem bordo com lábio de formato quadrangular, corpo troncocónico alongado terminando numa forma globular e uma asa vertical. A peça apresenta uma elaborada decoração em corda seca parcial sobre uma superfície de tonalidade bege torrado, tendo como motivo principal um cordão da eternidade no centro do corpo, emoldurado por faixas horizontais de linhas e entrelaçados de diferentes dimensões. Esta peça foi encontrada nas escavações realizadas no recinto do Convento de Aracoelli, Alcácer do Sal.
BibliografiaAntónio Cavaleiro Paixão, João Carlos Faria e António Rafael Carvalho, "Contributo para o estudo da ocupação muçulmana no castelo de Alcácer do Sal: o Convento de Aracoelli", Arqueologia Medieval, 7, 2001, pp. 203-204; Maria Filomena Barata (coord.), Roteiro. Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal, Lisboa, IGESPAR, 2007, p. 45.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosNão sei se a peça se encontra realmente exposta no Museu Municipal de Alcácer. Origem da Imagem: Maria Filomena Barata (coord.), Roteiro. Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal, Lisboa, IGESPAR, 2007, p. 45.
Images