Património

Paço Real de Évora

LocalÉvora / Évora
DesignaçãoPaço Real de Évora
Cronologia1468 (início obras)
DescriçãoIniciada a construção por D. Afonso V, ocupando parte das dependências do Convento de São Francisco, as obras do paço tomam maior impulso já com D. João II e são retomadas por D. Manuel. Palácio manuelino, com marcas de influência mudéjar, associadas a elementos do Renascimento. A Galeria das Damas, datada de c. 1510, apresenta um corpo rectangular de dois pisos, com o superior dividido em três corpos por duas arcadas triplas com arcos ultrapassados, num esquema idêntico a Alhambra de Granada. Os vãos do lado sul do paço apresentam dez janelas de duplo vão em ferradura, envolvidos num arco conopial, de molduração grossa e capitéis naturalistas. Ao lado, como que a anunciar um alfiz, há dois pináculos que partem de mísulas e terminam em cogulhos góticos. No Museu de Évora conserva-se uma janela de raiz mudéjar que pertenceu ao chamado balcão da rainha do paço real, com o vão geminado e vestígios de aplicação de azulejos sevilhanos.
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 74; Florentino Perez Embid, "El mudejarismo en la arquitectura portuguesa de la epoca manuelina, Madrid, 1955; "Palácio de D. Manuel", Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, n.º 79, 1955; Henrique da Fonseca Chaves, "As obras do Palácio de D. Manuel", A Cidade de Évora, n.º 17-18, 1949; Túlio Espanca, "Palácios reais de Évora", A Cidade de Évora, n.º 11, 1946; Maria Fernandes, "A Igreja e a Galeria das Damas. O que resta dum Paço Real", Revista Monumentos, 2002; José Custódio Vieira da Silva, O Tardo-Gótico em Portugal – A Arquitectura no Alentejo, Lisboa, 1989; Gustavo Val-Flores, O Paço Real de Évora: Apogeu e Declínio de um Espaço Régio. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Évora, 2009.
Linkshttp://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70226/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1185


Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da Imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70226/
Images