Património

Palácio dos antigos Condes de Basto

LocalÉvora / Évora
DesignaçãoPalácio dos antigos Condes de Basto
CronologiaPeríodo islâmico (construção primitiva) Séc. XVI (reconstrução)
DescriçãoTambém designado Paço de São Miguel da Frieiria ou Palácio do Pátio de São Miguel. A sua construção primitiva remonta à época muçulmana, integrando a alcáçova. Após a conquista cristã, o edifício foi cedido por D. Afonso Henriques à Ordem de São Bento de Calatrava e tornou-se a residência habitual de D. Fernando. Na década de 70 do século XVI, o paço sofre grandes obras que isolam a área residencial dos donatários do castelo de Évora das áreas dos marqueses de Ferreira, frades lóios, condes de Portalegre e do celeiro do cabido de Évora. Nestas obras, foram recuperadas várias estruturas arquitectónicas medievais e talvez até islâmicas ou mesmo romanas. Porém, não são perceptíveis no edifício actualmente conservado elementos respeitantes à sua construção primitiva. Por outro lado, o edifício enquadra-se no conjunto de solares manuelinos, de que é protótipo o Solar da Sempre Noiva, em Arraiolos.
BibliografiaTúlio Espanca, "História do antigo Paço de S. Miguel ou dos Condes de Basto", Cidade de Évora, n.º 45-46; Idem, Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora – vol. I), Lisboa, 1966; Miguel Pedroso Lima, O Recinto Amuralhado de Évora, 1996.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69790/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4446


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69790/
Images