Património

Solar dos Condes de Portalegre

LocalÉvora / Évora
DesignaçãoSolar dos Condes de Portalegre
CronologiaSéc. XVI
DescriçãoEdifício de arquitectura gótica e manuelina, mandado construir provavelmente por D. João da Silva Meneses, 2º Conde de Portalegre e mordomo-mor de D. João III. Possui planta rectangular irregular, de frente estreita, com a fachada principal antecedida por um pequeno jardim e na qual se destaca uma galeria de quatro arcos de colunelos toscanos. A principal marca mudéjar do edifício encontra-se no segundo piso, cujo acesso se faz por uma porta geminada, de fustes de calcário regional e arcos em ferradura denticulados e com capitéis prismáticos
BibliografiaTúlio Espanca, Inventário Artístico de Portugal, vol. II (Concelho de Évora – vol. I), Lisboa, 1966; Gustavo Val-Flores e João Santos, Carta de Sensibilidade Arqueológica: Centro Histórico de Évora, Évora, Câmara Municipal de Évora, 2007.
Linkshttp://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10976


Categoria(s)Arquitetura Urbanística e paisagem
ComentariosOrigem da imagem: https://www.google.pt/search?q=solar+dos+condes+de+portalegre&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjDxdHx-t3VAhUMsBQKHQ34BYcQ_AUICigB&biw=911&bih=425#imgrc=hWTbXIs119gD1M:
Images