Património

Casa de Garcia de Resende (janela mudéjar)

LocalÉvora / Évora
DesignaçãoCasa de Garcia de Resende (janela mudéjar)
Cronologia1º quartel séc. XVI
DescriçãoPor tradição considerada a habitação de Garcia de Resende, trata-se de um edifício de dois pisos e planta irregular, sensivelmente trapezoidal. Na fachada central, encontra-se uma janela manuelina, de feição híbrida alentejana, com influência mudéjar e tardo-gótica. A janela é lavrada em cantaria de granito, em duplo arco de volta perfeita com duas arquivoltas de meia-cana, uma na face interior e outra na exterior, entre as quais se desenvolve um rendilhado polilobado. Uma fina coluna marmórea de base sextavada e capitel de ornamentação vegetalista, com ábaco quadrangular serve de mainel da janela. "A guardá-la, dois aparatosos pináculos de finos colunelos de bases sextavadas sobre mísulas, rematados em exuberante florão, interrompidos ao meio por bocel floral, vem-se-lhes unir uma elegante verga em toro requebrada, de três vértices rematados por florões pinaculares; a fazer a união da verga com os pináculos, sólido nó de encordoado." (Manuel Branco, "Casa de Garcia de Resende" in www.monumentos.pt). Esta janela, de inspiração mudéjar, apresenta similitudes com as janelas dos Paços de Évora ou da Casa da Sempre Noiva.
BibliografiaTúlio Espanca, Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora – vol. I), Lisboa, 1966; Gabriel Pereira, Estudos Diversos, Évora, 1945; Florentino Perez Embid, El mudejarismo en la arquitectura portuguesa de la epoca manuelina, Madrid, 1955.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69786/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1207



Categoria(s)Arquitetura Legado Mudejar
ComentariosOrigem da imagem: https://www.google.pt/search?tbm=isch&sa=1&q=Casa+de+Garcia+de+Resende+%28janela+mud%C3%A9jar%29+Igespar&oq=Casa+de+Garcia+de+Resende+%28janela+mud%C3%A9jar%29+Igespar&gs_l=psy-ab.3...538884.540622.0.540767.8.8.0.0.0.0.150.804.4j4.8.0....0...1.1.64.psy-ab..0.0.0....0.wX0aJkHCsYw#imgrc=scHw0MPbyw1IxM:
Images