Património

Ermida de São Brás

LocalÉvora / Évora
DesignaçãoErmida de São Brás
Cronologiac. 1482-85
DescriçãoErmida mandada construir por D. João III no local onde antes funcionara uma pequena gafaria provisória em madeira para combater um surto de peste, invocando São Brás para a protecção do flagelo. Apresenta uma planta rectangular e elementos que revelam influência mudéjar. Na cornija, encontram-se fragmentos de barra de esgrafitos de motivos geométricos de inspiração mudéjar. A ábside é coberta por uma abóbada elíptica e decorada, tal como a nave, por painéis de azulejo verdes e brancos, em composições geométricas, de gosto hispano-árabe. A fachada é rematada nos cunhais por dois torreões cilíndricos coroados de merlões e coruchéus cónicos rematados por ornamento pinacular. A Norte e a Sul, dois pequenos cubelos, mais baixos, a que correspondem as sacristias, apresentam cunhais arredondados e coroados de merlões. Este ameamento a toda a volta, transmitindo a imagem de igreja fortificada, influenciou um conjunto de pequenos templos no Alentejo, dos quais se destacam as ermidas de Santo André de Beja e São Sebastião de Alvito.
BibliografiaManuel J. C. Branco, "Ermida de S. Brás", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Túlio Espanca, Inventário Artístico de Portugal – Distrito de Évora, vol. VII, Lisboa, 1966; Florentino Pérez-Embid, El mudejarismo en la artquitectura portuguesa de la época manuelina, Sevilha, 1944; J. Vieira da Silva, O Tardo-Gótico em Portugal – A Arquitectura no Alentejo, Lisboa, 1989; Pedro Dias, A Arquitectura Manuelina, Vila Nova de Gaia, 2009.
Linkshttp://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70294/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3854
http://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;20;pt


Categoria(s)Arquitetura Culto religioso
ComentariosOrigem da Imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70294/
Images