Património

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação do Sobral (Igreja Paroquial do Vimieiro)

LocalArraiolos / Vimieiro
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Encarnação do Sobral (Igreja Paroquial do Vimieiro)
Cronologiac. 1557
DescriçãoIgreja que se inscreve na arquitectura manuelino-mudéjar do Alentejo, com paralelos nas igrejas paroquais de Viana do Alentejo, Alvito ou Pavia. Apresenta uma planta rectangular, composta pela articulação horizontal de nártex, corpo de nave e ábside. A fachada principal é composta pela projecção da articulação do nártex, com três vãos de arco de volta perfeira e remate triangular definido pelos beirados, reforçado com contrafortes diagonais nos cunhais e coroado de merlões. O coroamento do edifício com merlões em forma de palmeta é muito similar ao da igreja de Mértola, conferindo-lhe o aspecto de igreja fortificada, muito comum em edifícios congéneres e coevos no Alentejo.
BibliografiaTúlio Espanca, "Igreja Matriz de N.ª S.ª da Encarnação do Sobral de Vimieiro", A Cidade de Évora, n.º 48/50, 1959; Idem, Inventário Artístico de Portugal, vol. VIII, Lisboa, 1975; Mário Tavares, A Arquitectura Gótica em Portugal, Lisboa, 1987; José Custódio Vieira da Silva, O Tardo-Gótico em Portugal, a Arquitectura no Alentejo, Lisboa, 1989.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/73281/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1230


Categoria(s)Arquitetura Culto religioso
ComentariosOrigem da Imagem: http://www.allaboutportugal.pt/fr/arraiolos/monuments/igreja-matriz-do-vimieiro-igreja-de-nossa-senhora-da-encarnacao-do-sobral
Images