Património

Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja

LocalBeja / Beja
DesignaçãoMosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja
CronologiaSéc. XV-XVI
DescriçãoO antigo convento de Santa Clara de Beja começou a ser construído no séc. XV, tendo recebido as primeiras monjas em 1473. Da primeira construção subsistem ainda vários elementos, entre os quais o aspecto geral exterior do templo. No conjunto, constitui um dos mais interessantes testemunhos das múltiplas influências que caracterizam o tardo-gótico nacional. Destaque-se a influência mudéjar, presente em vários elementos da construção. É o caso das janelas de duplo vão e arcos em ferradura, nomeadamente da que se encontra no topo da igreja, moldurada por um alfiz. Outros elementos são os restos do passadiço e gelosias do mirante, com cinco arcos lobulados em ladrilho com preenchimento com motivos geométricos. O revestimento azulejar da sala do capítulo também revela essa influência mourisca.
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, pp. 77-78; José Meco, O azulejo em Portugal; José Custódio Vieira da Silva, O Tardo-Gótico em Portugal, A Arquitectura no Alentejo, Lisboa, 1989; Leonel Borrela, "Beja – Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição", Arquivo de Beja, 1988.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70485/


Categoria(s)Arquitetura Legado Mudejar
ComentariosOrigem da imagem: Pedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, pp. 77-78;
Images