Património

Ermida de Santo André

LocalBeja / Beja
DesignaçãoErmida de Santo André
CronologiaInícios séc. XVI
DescriçãoEmbora a lenda atribua a fundação da ermida a D. Sancho I aquando da primeira conquista de Beja aos mouros, em 1162, tal não tem fundamento histórico. O templo actual será de inícios do séc. XVI e enquadra-se no tardo-gótico mudéjar alentejano, inspirando-se no modelo da Igreja de São Brás, em Évora. A capela é antecedida por um galilé, com contrafortes cilíndricos com pináculos cónicos e merlões chanfrados, inscrevendo-se, assim, na tendência regional de pequenos templos ameiados, de influência mudéjar..
BibliografiaDiogo de Castro e Brito, "A Ermida de Santo André", Boletim oficial da Junta da Província do Baixo Alentejo, Beja, 1937; Florentino Perez Embid, El mudejarismo en la arquitectura portuguesa de la epoca manuelina, Madrid, 1955; Túlio Espanca, Inventário Artístico de Portugal – Distrito de Beja, vol. XII, Lisboa, 1993; Pedro Dias, A Arquitectura Manuelina, Vila Nova de Gaia, 2009..
Linkshttp://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69868/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=996


Categoria(s)Arquitetura Culto religioso
ComentariosOrigem da imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69868/
Images