Património

Grelhagem do passadiço do Paço dos Infantes

LocalBeja / Beja
OrigemBeja
Entidade TitularMuseu Regional Rainha D. Leonor, Beja (s/n)
DesignaçãoGrelhagem do passadiço do Paço dos Infantes
CronologiaFinais séc. XV
Dimensões363 cm altura, 322 cm comprimento, 22,8 cm profundidade
DescriçãoGrelhagem mudéjar pertencente à parede sul do passadiço que ligava o Paço dos Duques de Beja ao Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição. Composto por 6 pilaretes em tijolo de secção octogonal, com ranhuras em duas das faces, onde encaixam as peças em terracota, enquadradas por tijolos compactos na parte inferior e superior até aos arcos canopiais, que rematam e ligam entre si os pilaretes. Acima dos arcos, a cornija é ornamentada por uma teoria de arcos agrupados três a três e articulados por um pequeno dente. Sobre a cornija, está reconstruído o beiral do telhado de duas águas que cobria o passadiço. É, provavelmente, obra de João de Arruda, responsável pela intervenção na ampliação do paço ducal em 1485. Foi demolido em 1895 e remontado no Museu em 1927, segundo um desenho de 1894 de Rosa Mendes Júnior. Houve o cuidado de reconstruir um dos módulos todo com peças originais.
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 77; Manuel J. C. Branco, "Grelhagem do passadiço do Paço dos Infantes", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; A. Viana, "Mosteiro da Conceição e Palácio dos Infantes", Arquivo de Beja, 2, 1945, pp. 423-431.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_C;38;pt

Categoria(s)Arquitetura Legado Mudejar
ComentariosOrigem da imagem: Pedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 77;
Images