Património

Bairro Islâmico de Mértola

LocalMértola / Mértola
DesignaçãoBairro Islâmico de Mértola
CronologiaSécs. XI-XII
Dimensõesc. 4000 m2
DescriçãoAs escavações na antiga alcáçova de Mértola deram a conhecer as estruturas de um conjunto urbano construído entre finais do séc. XI e meados do séc. XII. São visíveis os restos de quinze habitações, nove das quais completas e perfeitamente legíveis na sua planimetria. As casas estão organizadas em torno de um pátio central descoberto e compreendem um conjunto de divisões cuja funcionalidade estava bem definida, repetindo assim soluções arquitectónicas comuns ao mundo urbano mediterrânico. Também é possível identificar restos de ruas, de sistemas de saneamento e de pavimentos. As escavações também trouxeram a descoberto artefactos que testemunham o quotidiano da população de Mértola durante a época islâmica: ferramentas de trabalho, instrumentos musicais, pelas de jogo, cerâmica de uso doméstico, etc.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 156-157; Santiago Macias, "Bairro islâmico", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, Mértola Islâmica, Mértola, 1996.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;9;pt
http://www.discoverislamicart.org/zoom.php?img=http://www.museumwnf.org/images/lo_res/monuments/isl/pt/1/9/1.jpg




Categoria(s)Urbanística e paisagem Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: http://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;9;pthttp://www.discoverislamicart.org/zoom.php?img=http://www.museumwnf.org/images/lo_res/monuments/isl/pt/1/9/1.jpg
Images