Património

Placa de chumbo com representação de cavaleiro

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (BR/DV3/95)
DesignaçãoPlaca de chumbo com representação de cavaleiro
CronologiaSéc. XII
Dimensões5,1 cm largura, 4,5 cm comprimento
DescriçãoPlaca de chumbo recortada, decorada de ambos os lados, representando um cavaleiro e o seu cavalo. A posição da figura indicia tratar-se da figuração de uma cena de montaria com falcão. O vestuário do cavaleiro e os jaezes do cavalo são decorados com pequenos círculos em relevo e linhas diagonais. Esta peça foi encontrada em escavações realizadas no recinto da Hospedaria Beira Rio, em Mértola, e tem paralelo noutras placas de chumbo descobertas noutros contextos, nomeadamente uma recolhida na Alcáçova de Mértola e também conservada no mesmo museu (PB/DIV1/1), além doutra descoberta em Silves.
BibliografiaCláudio Torres et al., "Insígnia com representação de cavaleiro", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 24; Cláudio Torres, "Insígnia de cavaleiro", Olhares cruzados sobre arte e Islão, Lisboa, Casa-Museu Dr. Anastávio Gonçalves, 2007, p. 38.
Categoria(s)Arqueologia Vida militar
ComentariosOrigem da imagem:"Insígnia com representação de cavaleiro", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 24;
Images