Património

Grande jarra em corda seca parcial

LocalMrtola / Mrtola
OrigemMrtola
Entidade TitularMuseu de Mrtola (CR/CS(P)/0001)
DesignaçãoGrande jarra em corda seca parcial
CronologiaSéc. XII
Dimensões34,8 cm altura; 32 cm largura; 17,8 cm diâmetro boca; 13,4 cm diâmetro base
DescriçãoJarra em cerâmica, fabricada com pasta branca rosada porosa. Tem bordo vertical biselado, boca circular, colo cilíndrico, corpo globular, base convexa com pé anelar diagonal e duas asas em fita estriadas com apêndice superior em forma de pináculo. A face exterior é decorada a técnica da corda seca parcial, sendo apenas algumas partes do desenho preenchidas com vidrado verde ou melado esverdeado e outras com ponteado. Os motivos decorativos organizam-se em bandas horizontais com diferentes ornamentos: começa no bordo com uma estreita sanefa de palmetas esquemáticas; depois uma banda larga com grandes flores de lótus; um friso de motivos dentados; uma cartela caligráfica em cúfico florido, repetindo a palavra "baraka"; uma banda de medalhões fitomórficos; e um friso de palmetas estilizadas em triângulos junto à base. A peça possuía originalmente um filtro no interior, do qual não restam vestígios. Foi encontrada em 1981, nas escavações no criptopórtico da alcáçova do castelo de Mértola. Formalmente, é uma peça próxima de cerâmica encontrada em Málaga e Almeria, possivelmente de onde terá sido importada.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Jarra", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 124; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 74; Idem, "Grande jarra em corda seca parcial. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 89; Susana Gómez Martínez, A cerâmica em corda seca de Mértola, Mértola, 2002.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01;7;pt

Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da Imagem: “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 124;
Images