Património

Taça / Tigela com decoração polícroma

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS 00115)
DesignaçãoTaça / Tigela com decoração polícroma
CronologiaSéc. X
Dimensões4 cm altura, 15,6 cm diâmetro bordo, 6,8 cm diâmetro fundo
DescriçãoTaça ou tigela em cerâmica. Tem bordo semicircular ligeiramente extrovertido, corpo de forma hemisférica e base com pé anelar. A superfície é esmaltada e apresenta decoração polícroma, com a representação de um bolbo de lótus ao centro e um motivo decorativo ondulado no bordo. O tema do bolbo de lótus simboliza a eternidade da vida. Por isso, esta tigela poderia ter, além do efeito decorativo, também uma função profiláctica. Esta peça foi encontrada no pátio anexo ao Poço-cisterna de Silves (Silv.3, Q37/C3-2). Tratar-se-ia de uma produção peninsular, embora reproduzindo formalmente um modelo oriental.
BibliografiaMaria da Conceição Amaral, "Taça/Tigela" in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Rosa Varela Gomes, "Tigela em verde e manganés. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 98; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 57.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_B;27;pt

Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 57.
Images