Património

Tigela com decoração estelar

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS 00273)
DesignaçãoTigela com decoração estelar
CronologiaSéc. VIII-IX
Dimensões6,5 cm altura; 23,6 cm diâmetro bordo; 16 cm diâmetro fundo
DescriçãoTigela de cerâmica, fabricada com pasta de cor muito clara e bem depurada. Tem bordo de secção semicircular demarcado e ligeiramente introvertido, corpo hemisférico e base plana. A face interior apresenta uma cuidada decoração pintada de cor acastanhada, composta por um motivo central em forma de flor ou estrela, cujo centro apresenta um círculo ornamentado interiormente com uma barra geométrica, do qual emanam dezassete séries de três raios. O bordo da tigela é decorado com sete conjuntos de pequenos traços da mesma cor distribuídos a toda a volta. Este tipo de decoração é muito comum no interior de taças e tigelas, bem como nas faces exteriores de púcaros. Esta peça foi encontrada no pátio anexo ao Poço-Cisterna de Silves (Silv.3, Q41/C3-Silo1). Em termos decorativos, tem paralelo com cerâmica encontrada também no castelo de Silves e no Cerro da Vila, em Vilamoura. Assim, deve tratar-se de uma produção local ou regional.
BibliografiaMaria da Conceição Amaral, "Tigela" in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Rosa Varela Gomes, "Tigela. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, pp. 162-163; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 54; Idem, "Cerâmicas muçulmanas de Silves dos séculos VIII e IX", Primeiras Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-Medieval: métodos e resultados para o seu estudo, Tondela, Câmara Municipal de Tondela, 1995, pp. 24, 28.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_B;31;pt

Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 54;
Images