Património

Pucarinho decorado com vidrado esverdeado

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CS(P)/0007)
DesignaçãoPucarinho decorado com vidrado esverdeado
Cronologia2ª metade séc. XII
Dimensões7,4 cm altura; 7,7 cm largura máxima; 5,6 cm diâmetro boca
DescriçãoPucarinho em cerâmica, fabricado com pasta branca de textura compacta. Não se conserva a base e parte do corpo e colo estão mutilados. Tem bordo boleado ligeiramente envasado, colo cilíndrico convexo, bojo globular e uma asa vertical. A superfície exterior é decorada com três linhas horizontais de pontos de vidrado esverdeado de chumbo. Dadas as suas reduzidas dimensões, é possível ponderar que se trataria de uma peça com fins lúdico-didácticos, possivelmente um brinquedo. Foi encontrado nas escavações no criptopórtico da alcáçova do Castelo de Mértola.
BibliografiaCampo Arqueológico de Mértola, "Pucarinho com decoração epigráfica em corda seca parcial. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 91; Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 152; Cláudio Torres et al., "Cerâmica islâmica de Mértola - propostas de cronologia e funcionalidade", A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo Ocidental. Lisboa 16-22 Novembro 1987, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1991, p. 532.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 152;
Images