Património

Bilha com representação de ave em corda seca total

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CS/0003)
DesignaçãoBilha com representação de ave em corda seca total
CronologiaSéc. XII
Dimensões10,2 cm altura; 13,2 cm diâmetro máximo
DescriçãoPequena bilha em cerâmica, com o gargalo, parte do corpo e as asas mutiladas. Tem corpo aproximadamente globular e pé em bolacha convexa. Na face interior, é revestida com um vidrado de chumbo quase transparente. Exteriormente, apresenta uma decoração de corda seca total em verde, melado e branco. O principal motivo decorativo são dois medalhões, um enquadrando uma ave e o outro com um motivo vegetalista. Esta peça foi encontrada nas escavações no criptopórtico da alcáçova do castelo de Mértola. Tem paralelo com peças descobertas em Almería, Mérida e em Madīnat al-Zahrā. Seria, possivelmente, uma peça importada.
BibliografiaSusana Gómez Martinez, "Bilha em corda seca parcial. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 90; “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 133; Idem, "Mértola e as rotas comerciais do Mediterrâneo no Período Islâmico", Arqueologia Medieval, n.º 11, 2010, pp. 50-51; Cláudio Torres, "Um lote cerâmico da Mértola Islâmica", I Congresso de Arqueología Medieval Española, t. IV, Zaragoza, 1986, pp. 193-228.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da Imagem: “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 133;
Images