Património

Tigela com decoração vegetalista em corda seca total

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CS/0008)
DesignaçãoTigela com decoração vegetalista em corda seca total
CronologiaSéc. XII
Dimensões7,1 cm altura, 26 cm diâmetro
DescriçãoTigela em cerâmica, fabricada com pasta rosada de textura compacta. Tem bordo em aba descaída, corpo troncocónico baixo e com carena pronunciada e base levemente convexa com pé anelar diagonal. A superfície exterior é revestida com um vidrado melado esverdeado. Na face interior, ostenta uma decoração em corda seca total em branco, verde e melado. O motivo decorativo central são quatro caules entrelaçados que se cruzam com quatro lótus estilizados. As paredes laterais são ornamentadas com três pequenas flores de lótus que alternam com três figuras circulares. O bordo apresenta um reticulado triangular a verde. Esta peça foi encontrada nas escavações de 1981-82 no criptopórtico da alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martinez, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 165; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 83.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martinez, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 165;
Images