Património

Tigela decorada com motivo caligráfico em corda seca

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CS/0019)
DesignaçãoTigela decorada com motivo caligráfico em corda seca
CronologiaSéc. XII
Dimensões5,5 cm altura; 17,5 cm diâmetro bordo
DescriçãoPequena taça em cerâmica. Tem bordo recto, corpo hemisféricos e base anelar bastante alta e diagonal. A superfície exterior é revestida com uma camada de vidrado melado. A face interior ostenta decoração recorrendo à técnica de corda seca total: caracteres cúficos contornados a manganês e preenchidos a verde e melado, com um pequeno elemento fitomórfico entre eles com os mesmos tons, sobre fundo branco, emoldurado por um largo círculo a negro. Os caracteres constituem a palavra "BARAKA" ("Benção"). Esta decoração tinha um carácter simbólico, exprimindo a benção divina para os alimentos que a taça continha. Esta peça foi encontrada na Alcáçova do Castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Tigela em corda seca total com palavra 'Baraka', benção", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 26; Idem, Cerâmica de Corda Seca de Mértola, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2002; Cláudio Torres, "Um lote cerâmico da Mértola Islâmica", I Congresso de Arqueología Medieval Española. Huesca, 1985, Zaragoza, Diputación General de Aragón, 1986, pp. 193-228.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem das imagens: Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 26;
Images