Património

Tigela com decoração epigráfica em corda seca total

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CS/0035)
DesignaçãoTigela com decoração epigráfica em corda seca total
CronologiaSéc. XII
Dimensões8 cm altura; 25 cm diâmetro boca; 10,3 cm diâmetro base
DescriçãoTigela em cerâmica, fabricada com pasta amarela pouco compacta. Tem bordo arredondado, corpo carenado na sua parte inferior e base plana com pé anelar alto. A face exterior está revestida com um vidrado melado. Interiormente, é decorada com a técnica de corda seca total em branco, verde e melado. Apresenta um motivo central epigráfico, no qual se lê a palavra "baraka", escrita com caracteres cúficos e rodeada por um friso de palmetas contrapostas que percorre todo o bordo. Esta peça foi encontrada nas escavações no criptopórtico da alcálçova do castelo de Mértola. Ao nível formal e decorativo, é próxima de cerâmica encontrada em Málaga e Almeria. Possivelmente, trata-se de uma peça importada.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Tigela", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, "Tigela com decoração epigráfica em corda seca total. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 92; Idem, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 129; Idem, A cerâmica em corda seca de Mértola, Mértola, 2002; Idem e Cláudio Torres, "Le vert et le brun au Portugal", Le Vert et le Brun de Kairouan à Avignon, céramiques du Xe au Xve siècle. Catalogue de la exposition, Marseille, 1995, pp. 98-102; Cláudio Torres, "Um lote cerâmico da Mértola Islâmica", I Congresso de Arqueología Medieval Española. Huesca, 1985, t. IV, Zaragoza, 1986, pp. 193-228.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01;6;pt


Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Idem, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 129;
Images