Património

Braseiro em cerâmica com três pés

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CC/0126)
DesignaçãoBraseiro em cerâmica com três pés
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões9,5 cm altura; 26 cm largura máxima
DescriçãoBraseiro em cerâmica. Tem bordo extrovertido, formando uma pequena aba, corpo troncocónico invertido com caneluras, duas pegas horizontais e base convexa com três pés cónicos. São visíveis no interior camadas de terra coladas à peça, resultantes do barro que era atirado para o seu interior para apagar as chamas. Esta peça foi encontrada nas escavações na alcáçova do Castelo de Mértola. No Museu de Mértola, encontram-se outros exemplares similares, como é o caso o braseiro com n.º Inv. CR/CC/0173.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, pp. 140-141; Idem, "Braseira", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 76.
Categoria(s)Utensílios
ComentariosOrigem da Imagem: "Braseira", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 76.
Images