Património

Fogareiro decorado com arcos de ferradura

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/CF/0004)
DesignaçãoFogareiro decorado com arcos de ferradura
CronologiaSéc. XII
Dimensões15,9 cm altura, 19,5 cm largura máxima; 18 cm diâmetro base
DescriçãoFogareiro em cerâmica, fabricado com pasta avermelhada de textura pouco compacta. A câmara de fogo encontra-se quase integralmente mutilada. Resta a câmara inferior, de forma troncocónica e com duas aberturas frontais em forma de portas geminadas com arcos de ferradura. A peça é ainda decorada com um cordão digitado entre as duas câmaras e com um estampilhado de losangos na parede inferior. Esta peça foi encontrada em 1986, na alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Fogareiro. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 155; Idem, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 135; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 33.
Categoria(s)
ComentariosOrigem da Imagem: “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 135
Images