Património

Candil revestido de vidrado melado

LocalMrtola / Mrtola
OrigemMrtola
Entidade TitularMuseu de Mrtola (CR/CF/0009)
DesignaçãoCandil revestido de vidrado melado
CronologiaSéc. XI
Dimensões6,8 cm altura; 12,5 cm comprimento; 4,3 cm diâmetro boca
DescriçãoCandil em cerâmica, fabricado com pasta branca de textura compacta com bastantes elementos não plásticos. Tem bordo extrovertido curvo, colo cilíndrico, corpo bitroncocónico com uma pronunciada carena, base plana, uma asa vertical cilíndrica e bico de secção aproximadamente pentagonal, com paredes planas e bem facetadas. Toda a superfície é revestida com uma camada espessa de vidrado de cor melada. O corpo e a parte inferior do colo são decorados com traços a manganês e semi-círculos de vidrado verde. Esta peça foi encontrada nas escavações de 1980 no criptopórtico-cisterna da alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, pp. 122-123; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 27.
Categoria(s)Iluminação Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, pp. 122-123
Images