Património

Jarrinha com decoração esgrafitada

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/EF/0019)
DesignaçãoJarrinha com decoração esgrafitada
Cronologia1ª metade séc. XIII
Dimensões10,4 cm altura; 15 cm diâmetro máximo
DescriçãoFragmento de jarrinha (parte do corpo e asa) em cerâmica decorada com a técnica do esgrafitado: a peça era revestida por uma camada espessa de pintura preta e os motivos decorativos eram incisos nessa camada, criando um efeito de negativo. O motivo que se destaca no fragmento é um cordão da eternidade enquadrado numa moldura de linhas rectas. Embora muito comum no oriente peninsular, são poucos os fragmentos de cerâmica com decoração esgrafitada entrados no Gharb al-Ândalus. Em Mértola, foram encontrados alguns exemplares na alcáçova do castelo. Possivelmente, esta peça terá sido importada.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 131; Cláudio Torres et al., "Cerâmica islâmica de Mértola - propostas de cronologia e funcionalidade", A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo Ocidental. Lisboa 16-22 Novembro 1987, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1991, p. 534.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da Fonte: Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 131
Images