Património

Fragmento de telha com signos profilácticos

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/MC/0001)
DesignaçãoFragmento de telha com signos profilácticos
Cronologia1ª metade do séc. XIII
Dimensões8 cm altura; 18 cm comprimento
DescriçãoFragmento de telha em cerâmica, fabricada com pasta avermelhada mal decantada. O anverso apresenta motivos incisos: dois semicírculos tangentes que enquadram dois elementos fusiformes, preenchidos com linhas e pontos, os quais ladeiam um quadrado quadripartido por uma cruz aspada e têm, num dos extremos, um outro motivo quadrangular que emoldura dois elementos fitomórficos. Esta composição decorativa é interpretada por Martínez como representativa de um par de olhos e, por isso, com o fim de proteger a casa do mau-olhado. Esta peça foi encontrada nos derrubes do telhado da cozinha de uma estrutura habitacional na Alcáçova do Castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Telha com signos profiláticos", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 51; Idem, Cerámica Islámica de Mértola: producción y comercio (Tese Doutoramento), Madrid, Servicio de Publicaciones de la Universidad Complutense de Madrid, 2006.
Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, "Telha com signos profiláticos", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 51;
Images