Património

Jarrinha com decoração moldada (fragmento)

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/MD/0001)
DesignaçãoJarrinha com decoração moldada (fragmento)
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões8 cm altura máxima; 11,5 cm largura máxima.
DescriçãoFragmento de jarrinha em cerâmica (parte do corpo, colo e base e arranque de asa), fabricada com pasta alaranjada de textura compacta. Teria colo cilíndrico, bojo globular, asa vertical (apenas resta o arranque) e base convexa com pequeno pé anelar. A superfície exterior é revestida com engobe vermelho, registando-se escorrimentos para o interior. As paredes do corpo, muito finas, são integralmente decoradas com motivos em relevo, produzidos com moldes e organizados em três registos horizontais paralelos separados por fileiras de pérolas: o friso superior ostenta uma sucessão de estrelas de oito pontas entrelaçadas, é seguido por um cordão da eternidade de duas linhas e, por fim, uma banda de pequenos corações que poderiam corresponder a uma esquematização de motivos vegetalistas (talvez palmetas contrapostas). Esta peça foi encontrada nas escavações de 1981 na alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 147; Idem, "Cerámica a molde de época islámica", Arqueologia Medieval, n.º 9, 2007, pp. 223-224; Cláudio Torres et al., "Cerâmica islâmica de Mértola - propostas de cronologia e funcionalidade", A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo Ocidental. Lisboa 16-22 Novembro 1987, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1991, p. 535.
Categoria(s)Arqueologia Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 147
Images