Património

Tigela decorada em melado e manganês

LocalMrtola / Mrtola
OrigemMrtola
Entidade TitularMuseu de Mrtola (CR/ML/0036)
DesignaçãoTigela decorada em melado e manganês
CronologiaSéc. XI
Dimensões6,4 cm altura; 23,8 cm diâmetro boca; 8,3 cm diâmetro base
DescriçãoTigela em cerâmica, fabricada com pasta cinzenta, de textura compacta com elementos não plásticos. Tem o bordo boleado envasado, o corpo semi-oval sugestionando carena e pé anelar de base convexa. Encontra-se revestida em ambas as faces por uma camada de vidrado plúmbeo melado-esverdeado. Na face interior, apresenta um motivo decorativo pseudo-epigráfico em manganês. Possivelmente, esta peça é oriunda das mesmas oficinas doutras similares em branco e manganês. Foi encontrada nas escavações de 1980-82, na alcáçova do Castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 113; Cláudio Torres et al., "Cerâmica islâmica de Mértola - propostas de cronologia e funcionalidade", A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo Ocidental. Lisboa 16-22 Novembro 1987, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1991, p. 506.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 113;
Images