Património

Tigela e tampa vidradas e com decoração incisa

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/VB/0001) (CR/VB/0006)
DesignaçãoTigela e tampa vidradas e com decoração incisa
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões(1) 7,8 cm altura; 14,2 cm diâmetro máximo; (2) 7 cm altura; 13,7 cm largura máxima
DescriçãoTigela e tampa em cerâmica, fabricadas com pasta beige alaranjada de textura compacta, revestidas em ambas as faces com vidrado de estanho branco espesso. A tigela apresenta bordo vertical com lábio exterior triangular, corpo quase cilíndrico e base convexa com pé anelar. A tampa possui um corpo hemisférico, base em forma de anel de bordo arredondado com moldura exterior em aba e uma pega central troncocónica invertida. As superfícies exteriores são decoradas com motivos incisos, executados com um instrumento ponteagudo sob a cobertura vidrada antes da cozedura da peça estar completa. A taça apresenta a repetição de uma sequência de dois traços diagonais e dois grupos de quatro traços mais pequenos colocados em sentido inverso nas partes superior e inferior do corpo, entre os quais se encontram traços mais pequenos. A tampa é decorada com motivos vegetalistas, parecendo representar palmetas e flores de lótus. Ambas as peças foram encontradas nas escavações na alcáçova do castelo de Mértola.
Bibliografia"Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 114. Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 54.
Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 114.
Images