Património

Tigela com decoração interior em melado e manganês

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/VF/0002)
DesignaçãoTigela com decoração interior em melado e manganês
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões8 cm altura; 27,5 cm diâmetro máximo
DescriçãoTigela em cerâmica, fabricada com pasta alaranjada escura compacta. Tem bordo vertical com lábio de secção traingular, corpo troncocónico invertido com carena alta e fortemente marcada e base convexa com pé anelar diagonal. A peça é totalmente revestida com um vidrado melado, apresentando a face interior uma rica e minuciosa decoração pintada em manganês: grandes linhas circulares junto ao bordo e motivos vegetalistas e caligráficos rodeando um círculo com linha dupla que marca o centro. Esta peça revela uma nova forma de decoração em melado e manganês que surge a partir de meados do século XII, caracterizada por uma nova técnica de traçar os motivos decorativos e por uma maior complexidade dos temas e composições. Esta tigela foi encontrada nas escavações na alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, p. 145; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 46.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, p. 145;
Images