Património

Cântaro em cerâmica decorado com pintura vermelha

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/PT/0032)
DesignaçãoCântaro em cerâmica decorado com pintura vermelha
CronologiaSéc. X-XI
Dimensões26,7 cm altura; 22,4 cm largura máxima; 12,4 cm diâmetro boca
DescriçãoCântaro em cerâmica, fabricado com pasta beige de textura compacta e com poucos elementos não plásticos. Tem bordo boleado em aba envasado, colo cilíndrico levemente moldurado, bojo globular, base plana e duas asas verticais em fita. A peça é decorada com finos traços de pintura vermelha de óxido de ferro: dois grupos de três linhas horizontais no bordo, colo e asas; outros dois grupos de três linhas que molduram uma trama reticulada na parte superior do bojo; e dois grupos de três linhas verticais que se estendem da parte superior do bojo até à base. Esta peça foi encontrada nas escavações decorrentes entre os anos 1980 e 1982 no criptopórtico-cisterna da alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 116; Cláudio Torres et al., "Cerâmica islâmica de Mértola – propostas de cronologia e funcionalidade", A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo. Lisboa, 16-22 Novembro 1987, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1991, p. 525; Abdallah Khawli, "Introdução ao estudo das vasilhas de armazenamento da Mértola islâmica", Arqueologia Medieval, 2, 1993, p. 72.
Categoria(s)Utensílios Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 116;
Images