Património

Pote em cerâmica decorado com pintura branca

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/PT/0061)
DesignaçãoPote em cerâmica decorado com pintura branca
CronologiaSéc. XI
Dimensões24 cm altura; 30 cm diâmetro máximo
DescriçãoPote em cerâmica, fabricado com pasta avermelhada. Tem bordo de aba horizontal, colo cilíndrico estreito, bojo globular com caneluras, duas asas de fita e base convexa. A superfície tem uma tonalidade acastanhada e encontra-se bastante alterada pela acção do fogo. A peça é decorada com motivos pintados a branco: três pequenos traços no bordo, três linhas horizontais no colo, outras tantas nas asas e no bojo e, entre as linhas do colo e do bojo, três grandes motivos fitomórficos ovalados com um pequeno traço horizontal no interior. Embora a forma e a decoração indiciem que a sua utilização inicial fosse a armazenagem de alimentos, as marcas de fogo revelam que esta peça foi também usada como panela.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Pote decorado com pintura branca. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 156; Idem, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 111.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 111.
Images